quarta-feira, 14 de agosto de 2013

REVELAÇÃO DE DEUS A NÓS SERES HUMANOS


Por que teve Deus de se revelar, para sabermos como ele é?
O ser humano pode descobrir pela razão que Deus existe, mas não como Deus é realmente. Portanto, como Deus gosta de ser conhecido, revelou-Se. Deus teve de se revelar a nós. Ele fê-lo por amor. Tal como, no amor humano, só se pode conhecer algo de uma pessoa amada quando ela nos abre o seu coração também só conhecemos o mais íntimos pensamentos de Deus porque Ele, eterno e misericordioso, Se abriu a nós por amor. Desde a criação, passando pelos patriarcas e pelos profetas, até à definitiva Revelação no Seu Filho Jesus Cristo, Deus comunicou continuamente com a humanidade. Em Jesus, Ele verteu-nos o coração e tornou-nos claro o Seu Ser mais íntimo.

Como se revela Deus no antigo testamento?
Deus mostra-Se no Antigo Testamento, como Aquele que criou o mundo por amor e permanece fiel ao ser humano, mesmo que este, pelo pecado, O renegue.
Deus deixa-Se experimentar na história. Com Noé faz uma aliança para salvar todos os seres vivos. Chama Abraão para fazer dele o Pai de muitas nações, e nele abençoar todas as nações da Terra. O povo de Israel, descendente de Abraão, torna-se Sua especial propriedade.  A Moisés apresenta-Se nominalmente: O Seu misterioso, muitas vezes chamado como IAHWAEH, significa “Eu sou aquele que sou”. Ele liberta Israel da escravidão do Egito, faz uma aliança no Sinai e, através de Moisés, entrega-lhe a Lei. Repetidas vezes, Deus envia profetas ao Seu povo, para o chamar à conversão e à renovação da Aliança. Os profetas anunciam que Deus fará uma nova e eterna aliança, que realizará uma radical renovação e uma definitiva redenção. Esta aliança estará aberta a toda a humanidade.

O que nos mostra Deus quando nos envia o Seu Filho?
Em Jesus Cristo, Deus mostra-nos toda a profundidade do Seu misericordioso amor.
Através de Jesus Cristo, torna-se visível o Deus Invisível. Ele torna-Se como nós. Isto mostra-nos até que ponto vai o amor de Deus: Ele carrega todo o nosso peso. Ele percorre conosco todos os caminhos. Ele vive a nossa solidão, o nosso sofrimento, o nosso medo da morte. Ele apresenta-Se onde não podemos avançar, para nos abrir a porta para a Vida.

FONTE: LIVRO YUCAT
AUTOR: PAPA EMÉRITO BENTO XVI
POSTADO POR: SAULO TONINI

Nenhum comentário: