Por que cremos em um só Deus?
Cremos em um só Deus porque, segundo o testemunho da Sagrada Escritura, há um só Deus, e também porque, segundo as leis da lógica, só poder haver um.

Porque Se apresenta Deus com um nome?
Deus apresenta-Se com um nome porque deseja ser acessível.
Deus não deseja permanecer anônimo. Ele não quer ser venerado como um mero <<Ser Superior>>, que simplesmente pode ser sentido ou pressentido. Deus deseja ser conhecido e invocado como Aquele que é real e ativo. Na sarça ardente, Deus revela o Seu Santo nome: IHWH. Deus torna-se acessível ao Seu Povo, embora Ele permaneça um Deus oculto, um mistério perene. Por causa de um elevadíssimo respeito, nunca se pronunciava (e ainda hoje não se pronuncia) em Israel o nome de Deus, sendo mesmo substituído pelo título Adonai (Senhor); até o Novo Testamento o utiliza: <<Jesus é o Senhor!>>
O que significa “Deus é a verdade”?

Deus não pode ser submetido a um processo de demonstração, a ciência não pode fazer d’Ele um objeto comensurável. E, no entanto, Deus deixa-Se submeter a um tipo especial de demonstração; que Deus é a Verdade sabemo-lo por via da absoluta credibilidade de Jesus. Ele é o Caminho, a Verdade e a Vida. Isso pode descobrir e experimentar quem a Ele se abandona. Se Deus não fosse “verdadeiro”, a fé e a razão não poderiam entrar em diálogo. É possível, porém, um entendimento entre elas, porque Deus é a Verdade e a Verdade é divina.
Extraído do Livro Youcat
Postado Por Saulo Tonini
Nenhum comentário:
Postar um comentário