Sim, também a ordem e as leis naturais pertencem à Criação de Deus.
O ser humano não é uma “folha em branco”. Ele está impregnado da ordem e das leis ônticas que Deus inscreveu na Sua Criação. Um cristão não faz simplesmente “o que quer”. Ele sabe que provoca danos a si mesmo e ao meio ambiente quando nega as leis naturais, quando utiliza as coisas contras as suas regras e quando quer ser mais esperto que Deus, o seu Criador. O ser humano exige demais de si quando se quer reformular radicalmente.
Por que descreve o Livro do Gênesis a criação como uma <<obra de seis dias>>?
Na metáfora da “Semana de trabalho”, coroada por um dia de descanso, exprime-se quão boa, bela e sabiamente ordenada é a Criação.
Do simbolismo da “semana de trabalho” podem deduzir-se relevantes postulados:
- Nada há que não tivesse sido chamado à existência pelo Criador.
- Tudo quanto existe é, à sua maneira, bom.
- Mesmo aquilo que tornou mau tem um essência boa.
- Os seres e as coisas criados estão mutuamente relacionados e orientados.
- A Criação reflete, na sua ordem e harmonia, a extraordinária bondade e beleza de Deus.
- Na criação existe uma hierarquia: o ser humano está sobre os animais, os animai sobre as plantas, as plantas sobre a matéria não vivificada.
- A Criação caminha para o grande festim em que Cristo recolherá o mundo em Sua Casa, tornando-Se Deus <<tudo em todos>>.
Por que descansou Deus no sétimo dia?
O repouso de Deus, depois do trabalho, aponta para o aperfeiçoamento da Criação, que se encontra além de todo o esforço humano.
Se é verdade que o ser humano trabalhador é o jovem parceiro do seu Criador, ele não pode contudo, redimir a terra com a sua labuta. A meta da Criação é << os novos Céus e a nova terra>>, realizada pela redenção que nos é concedida. Por isso, o descanso dominical, um antegozo do descanso celeste, encontra-se acima do trabalho, o qual nos prepara para ele.
Extraído do Livro: "Youcat".
Postado por Saulo Tonini
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