terça-feira, 9 de setembro de 2014

Cinco passos de uma curta caminhada

Galera;

Nestes últimos dias eu estive pensando muito em minha ação como seminarista e o que me trouxe até aqui. O que me manteve firme até aqui. E pensei em algumas coisas. Decidi contar cinco passos baseados nos momentos que eu vivi neste curto espaço de tempo (2011 até agora) e embasados nos trechos das Sagradas Escrituras e frases de nossos Papas.
   Esta é a minha última postagem como Administrador Geral, ou membro deste blog. Depois desta, eu me desligo do blog. 
   Aí está:

- 1 -
“Vale a pena dedicar-se à causa de Cristo” (São João Paulo II)

"Vale a pena dedicar-se à causa de Cristo" (São João Paulo II)
Comunidade do Seminário Nossa Senhora Aparecida 2014
Chegou o ano de 2011. Pra mim, este ano foi “O” ano, o ano de meu despertar da fé, do chamado de Deus... E qual seria este chamado de Deus! Quando decidi entrar no seminário eu tive de ter muito coragem, e foi muito difícil para eu encontrá-la! Eu estava cercado de inseguranças e, francamente, quase nada me incentivava a seguir.
          Mas dei o primeiro passo e contei a meu pai e, juntos, fomos atrás de realizar o meu sonho, o sonho que julgo ser meu destino, meu sentido de viver... Minha VOCAÇÃO!!!


- 2 -
“O meu mandamento é este: Amai-vos uns aos outros como eu amei vocês” (Jo 15, 12)

"O meu mandamento é este: Amai-vos uns aos outros como
eu amei vocês" (Jo 15, 12).
Seminário Sagrado Coração de Jesus (2013)
Então eu ingressei no Seminário Sagrado Coração de Jesus, em Tapera, no ano 2012. Mas aquilo que imaginei ser a perfeição não estava nem perto daquilo que eu imaginei. Pouco daquilo que eu esperava encontrei ali. Foram grandes surpresas, mas surpresas muito boas e que me ajudaram e edificar a minha pessoa.
            Um dos grandes desafios que enfrentei (e enfrento) é submeter o meu orgulho ao amor. Fazer dele um elemento e característica do passado. Como foi difícil! Eram todos de cultura muito diferente da minha! Este mandamento me foi enormemente cobrado! Eu senti na pele!


- 3 -
“Ide e fazei discípulos entre todas as nações” (Mt 20, 19)

"Ide e fazei discípulos entre todas as nações" (Mt 28, 19)
Papa Francisco com uma comissão de jovens em
peregrinação à Roma. Foto da Internet.
A Catequese foi a experiência que marcou muito o meu caminho. O Tiago Guimarães, outro seminarista, foi quem me acompanhou na preparação para a Primeira Comunhão, em 2012 e, em 2013, o seminarista Saulo Tonini (do blog) foi quem me ajudou a caminhar em direção à Crisma!
            Foi algo novo. Eu nunca realizei a pouca vontade que tinha de fazer a Catequese. Ali eu despertei para isso e amei!
            Quando chegou 23 de julho retrasado eu me vi muito ligado a este momento de minha vida. Senti que a Jornada Mundial da Juventude falava para mim, e ela foi um dos momentos mais importantes até agora, em minha caminhada. Eu simplesmente AMEI a JMJ! Quero muito ir à Cracóvia! Porque catequese é ao longo de toda a vida!


- 4 -
“Eu também fui conquistado por Jesus Cristo” (Fl 3, 12)

Entender que eu fui encontrado por Jesus Cristo e por Ele conquistado não é fácil. Ainda me é difícil aceitar que Ele veio atrás de mim, Ele quem insistiu por mim, sendo que quem precisa Dele sou eu! É muito assustador e comprometedor. Mas encanta, incentiva e apaixona, faz amar de verdade!
"Eu também fui conquistado por Jesus Cristo" (Fl 3, 12)
Papa S. João Paulo II e um jovem. Foto da Internet.
            Este trecho bíblico é, inclusive, a inspiração bíblica que carrego e transponho em meu Projeto de Vida. Faço isso porque sinto que esta realidade de minha caminhada, realidade crucial, deve ser transmitida e deve penetrar as pessoas, e procuro fazer isso por meio de meu cotidiano, embora eu falhe muito mais do que seria o aceitável.
            Sinto que é Ele quem tem de correr atrás de mim, muitas vezes. Mas, apesar de todos os desafios que me surgem, apesar de todas as renúncias que eu tenho de fazer, de ter de escolher entre isso ou aquilo, de aprender algumas coisas que não sou muito fã, de ter de engolir muitos sapos, esta consciência, de ter sido conquistado por Jesus Cristo, não por qualquer um, faz tudo – absolutamente TUDO – valer a pena!   


- 5 -
“Esteja certo disso: se você ouvir o seu Chamado e O seguir, você encontrará grande alegria e felicidade” (São João Paulo II)

Mas isto é um grande desafio. Não só pelo “seguir”, que é um imenso desafio, mas em grande parte pelo “ouvir”, que é muito difícil. Como é que eu sei se é este o chamado?
            Todos os dias eu faço aquele exercício – que não é voluntário – de me perguntar. Qual o meu lugar? Qual a minha missão, aos olhos de Deus? O que Ele quer de mim? Será que sou útil a Ele, fazendo o que faço? Será que não estou fazendo tantas pessoas perderem tempo comigo?
"Esteja certo disso: se você ouvir o seu Chamado e O seguir,
você encontrará grande alegria e felicidade" (S. João Paulo II)
Papa João Paulo, então padre, fazendo a barba, em encontro
com jovens, na Polônia. Foto da Internet.
            Por isso é muito importante ter a noção de que este é um caminhar. O que vem me ajudando muito é saber que, independente do tempo, do lugar ou de quaisquer circunstâncias, Deus sempre vai me chamar para aquilo que Ele sabe que é melhor para mim. Por isso todos os dias carecem de uma resposta renovada. Todos os dias são dias e situações novas. São novas perguntas, são crises novas, são desafios novos, são fontes de coragem e fé renovadas, mas sempre de um mesmo gerador: Deus!
            Ainda que eu esteja condenado a este  feliz desafio do discernimento diário – que dura a vida toda – eu tenho esta frase como termômetro que surgiu nos últimos dias! Sei se estou fazendo a escolha certa todos os dias quando eu sinto que estou feliz, mesmo que cansado, confuso e, por mais que seja estranho, até quando me sinto triste. Algo sempre me diz que estou feliz, basta desanuviar o céu que o Sol aparece!
Que isso os inspire e que eu sirva ao meu Senhor, que me conquistou por Seu verdadeiro AMOR!

Nenhum comentário: