segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

De Dom Urbano

Olá, galera!
  Hoje anuncio a publicação de artigos de Dom Urbano José Allgayer, Bispo Emérito de Passo Fundo - RS, de 88 anos.

Dom Urbano José Allgayer

   Estes artigos remontam seu tempo de bispo, durante o qual ele publicou vários artigos semanais para a sua diocese, no "A Voz do Pastor", artigos que também eram apresentados em seu programo de rádio.
  Sua Eminência, Dom Ercílio Pedro Simon, em 2000, publicou o seguinte texto, como apresentação do livro "Crônicas Selecionadas", do qual retiro estes documentos que ajudam a voltar no tempo e conhecer um pouco sobre a atual Arquidiocese de Passo Fundo, então Diocese de Passo Fundo.

 "APRESENTAÇÃO

'Aqueles que instruem à muitos na justiça serão como estrelas na perpétua eternidade' (Dn 12,3)

  Com linguagem agradável, vocabulário simples, português correto, durante aproximadamente vinte anos, Dom Urbano Allgayer, 2º Bispo de Passo Fundo, publicou semanalmente artigos sob o título 'A VOZ DO PASTOR'. Eram também apresentados em seu programa radiofônico semanal. Quase mil crônicas formam um precioso documentário que retratam o ensinamento pastoral deste zeloso Pastor e espelham com fidelidade a preocupação evangelizadora constantemente presente.

Dom Ercílio P. Simon

  Por ocasião dos seus cinquenta anos de sacerdócio (10/12/2000) alguns amigos incentivaram Dom Urbano a publicar pelo menos algumas 'crônicas seletas' afim de que tais riquezas chegassem a mais mãos e se perpetuassem em livro. Depois de alguma relutância, Dom Urbano concordou assim podemos ter em mãos este volume de artigos selecionados.
  Desejamos, com esta publicação, fazer uma justa homenagem a quem jamais esmoreceu na tarefa de 'instrruir a muitos' e ajudar o seu povo a ver os fatos e acontecimentos sob a luz do Evangelho.
Passo Fundo, 14 de setembro de 2000
Dom Ercílio Pedro Simon
3º Bispo de Passo Fundo"
 
(ALLGAYER, DOM URBANO JOSÉ- Crônicas Selecionadas.
Erechim, Gráfica e  Editora São Cristóvão, 2000.)

Nenhum comentário: