sábado, 22 de fevereiro de 2014

O 30º padre de Tapejara \o/\o/\o/

Ordenação Presbiteral/Eberson Fontana/22/02/2014
Como já foi anunciado aqui no blog, hoje, em Tapejara (RS), o diácono Eberson Fontana deu início à sua vida presbiteral, durante a Missa de Ordenação Presbiteral, presidida por D. Antônio Carlos Altieri, arcebispo Metropolitano de Passo Fundo (RS).
            Começou às 09h30min, na Igreja Matriz, Nossa Senhora da Saúde, com a procissão de entrada com a Cruz na qual estava impresso o lema escolhido por Eberson para si: “Se alguém quiser me seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga” (Mc 8, 34), seguida da entrada dos seminaristas, padres e Dom Altieri, junto do Diácono Eberson.
Igreja Matriz Nossa Senhora da Saúde
            A igreja ficou completamente lotada, e todos participaram intensivamente! Dom Altieri manifestou profundo carinho por Eberson, mesmo que, segundo as suas próprias palavras, Eberson fosse “um filho muito magrelo”. “Você não precisa ser parecido em tudo comigo, mas nisso pode ficar um pouco mais perto!”, ele brincou, referindo-se à perceptível magreza de Eberson.
            Durante a sua homilia, Dom Altieri salientou a importância da entrega do sacerdote e também da comunidade, não aos seus desejos, mas à vida consagrada à Jesus Cristo, grande objetivo do ingresso na vida presbiteral. Ele colocou a relação entre padre e paróquia de uma forma bem franca e direta, ao dizer que “o padre não é dono da comunidade (na qual vai agir) e nem a comunidade é dona do padre!”. Ele salientou, também, o compromisso que o padre deve ter de ir junto ao povo, e de ter espírito missionário, sem prender-se aos lugares em que atuar. E desafiou o neossacerdote ao pedir e obter confirmação de que Ebersom prometia estar sempre disponível para ser missionário, e de migrar de paróquia em paróquia, sempre que o bispo o solicitasse. E, para dar um ar ainda mais desafiador, ele brincou com Eberson ao dizer que tomaria prova dentro de alguns anos.
Momento da Santa Comunhão, no momento
dada pelo Pe. Eberson
            Sem dúvida o momento mais bonito da Ordenação foi o momento em que Dom Altieri tomou Eberson pelo braço e o conduziu pela igreja, mostrando as mãos ungidas do novo padre.
            O discurso de Eberson foi muito bonito! Feito em oração, ele agradeceu por todos que o acompanharam na sua caminhada, em uma linda forma escrita. Foi um dos momentos mais bonitos da Ordenação.

            Durante o almoço, logo após a missa, que terminou às 12h30min, o Pe. Eberson Fontana deu sua bênção sobre o alimento.
   Aquela foi a 30ª vez que um filho da terra de Tapejara deu sua bênção após a ordenação. - Oh, terra santa! :] -

Nenhum comentário: