segunda-feira, 10 de março de 2014

É para libertar, também!

 
Lema da Campanha da Fraternidade 2014
  No dia05 de março o Brasil viu a CNBB lançar, de forma oficial, a Campanha da Fraternidade 2014, com o tema “Foi para a liberdade que Cristo nos libertou” (Gl 5,1).

            Dentro desta temática não pude deixar de me recordar disso, no dia 08, já que uma das formas de tráfico humano abordadas é justamente a prostituição, que foi, inclusive, tema central na novela Salve Jorge, da Rede Globo, em horário nobre.
Logotipo da novela Salve Jorge
            Bonito de se ver, não? O Brasil lembrando da existência dessas feridas na dignidade humana. Mas nada nobre ou louvável o nosso fechar de olhos para o passo seguinte ao do “ver”, que é “agir”! Mas é totalmente compreensível que tenhamos medo de nos metermos nesse negócio, afinal de contas não são poucos as pessoas que são, de fato heróis e “dão uma de super-heróis ou heroínas” e acabam dentro de um caixão, sem nada de especial, no máximo a bandeira nacional estendida sobre ele, para logo ser retirada (mesmo porque o defunto não vai usá-la, não é?).
            Bem, tendo em vista esse tremendo problema, não somos bobos de não percebermos que temos a necessidade de apoio, gente louca o suficiente para dar a mão, o braço, o corpo, coração e alma para se ferrar junto (ao menos o consolo). Melhor ainda se for para mudar o quadro juntos!
Cena ilustrando a prostituição
            É com essa ideia que se dá início à Campanha da Fraternidade, justamente de uma instituição desacreditada, tão cheia de problemas, da qual nada que se preste sai: a Igreja Católica. Foi Dom Eugênio Sales o primeiro a dar à mão e todo o resto à causa do povo, de quem precisava de ajuda.
            Agora, o que faremos na inciativa de ajudar quem está à frente dessa ideia quase suicida? Sei lá! Sei que, quando me pedirem ajuda eu espero ter coragem de dizer SIM, afinal de contas, não foi essa a minha resposta antecipada, quando eu senti Deus me chamando? Sim, foi, mas não é, e nunca será fácil, dizermos sim para todas as missões que Ele nos colocar diante de nossos olhos, que muitas vezes são tão preconceituosos que põem mistérios malignos em tudo.

Venha ser discípulo!!!
            Mas, de qualquer forma, não podemos querer nos desvencilhar de tudo o que a nossa própria sociedade está a nos ensinar, não totalmente, ao menos. Senão seríamos Cristo, e sê-Lo é muito difícil, não? Pois o segredinho para o sucesso já foi lançado, há um bom tempinho! (Não, não é matar todos os traficantes), mas é ser, simplesmente, a execução do “amai-vos uns aos outros, assim como Ru vos amei, ou como a si mesmo”. Sejamos corajosos de termos ternura no coração, de sermos pessoas valentes, que não temam o desafio de sermos o rosto de Cristo, o rosto do Amor, porque é isso que dá todo o sentido à vida! Sejamos gente que ama gente, que queira estar junto das gentes todas, de sermos pessoas com coração valente e terno ao mesmo tempo, para termos a coragem de enfrentar as tentações do diabo e de amarmos aos nossos irmãos no verdadeiro amor de Cristo!!! ISSO É SER DISCÍPULO DE CRISTO!

Nenhum comentário: