sexta-feira, 28 de março de 2014

Carta de Dom Manoel

Carta de Dom Manoel, bispo da diocese de Chapecó (SC), em vista de sua transferência para a Diocese de Cornélio Procópio (PR) anunciada pelo Papa Francisco.

Queridos Padres, Religiosas, Religiosos,
Lideranças Leigas, Irmãs e Irmãos!

Desde o tempo de Abraão partir faz parte da vida dos que buscam a Deus. Embora não seja nada fácil, chegou a minha vez de partir. O Santo Padre, o Papa Francisco me nomeou Bispo da Diocese de Cornélio Procópio, no Estado do Paraná. Com sua partida Abraão tornou-se fonte de bênção para muitas famílias da terra (Gn 12,1-3). Espero que minha partida também seja ocasião de bênçãos, tanto para a Diocese de Chapecó, quanto para a Diocese de Cornélio Procópio.

Antes de partir, gostaria de fazer três pedidos. O primeiro é de perdão de todas as minhas falhas por omissão, mas principalmente, por aquelas de ação. Tenham a certeza que nunca tive a intenção de ofendê-las e ofendê-los. Meus erros foram por fragilidade, acreditem-me. Sou um vaso de argila, vocês sabem. Por isso mesmo, confio na misericórdia de vocês! O segundo, pode até parecer ousadia de minha parte, mas gostaria de fazer o mesmo pedido que São Paulo fez aos filipenses. “Se há um conforto em Cristo, uma consolação no amor, se existe uma comunhão de espírito, se existe ternura e compaixão, completem minha alegria: tenham uma só aspiração, um só amor, uma só alma e um só pensamento. Não façam nada por competição e por desejo de receber elogios, mas por humildade, cada um considerando os outros superiores a si mesmo. Que cada um procure, não o próprio interesse, mas o interesse dos outros. Tenham em vocês os mesmos sentimentos que havia em Jesus Cristo” (Fp 2,1-5). O terceiro pedido é para que vocês, desde hoje, comecem a rezar pelo novo bispo para que seja um pastor segundo o coração de Deus (cf, Jr 3,15). Peçam a Nossa Senhora que interceda junto de seu divino Filho a fim de que mande um pastor que tenha misericórdia para com os pobres e cuidado solícito pelo povo que lhe será confiado.

Já falou alguém que saudade é o que fica no coração. Se assim for, eu vou partir com muita saudade de vocês. Vou guardá-los bem vivos no meu coração. Vou tê-los diariamente em minhas orações. Para todos os efeitos, vocês são as primícias do meu ministério de bispo.

Um grande e afetuoso abraço a cada uma e a cada um de vocês, juntamente com minha bênção.

Dom Manoel João Francisco
Chapecó, 26 de março de 2014.

Nenhum comentário: