terça-feira, 19 de novembro de 2013

Discurso de despedida e envio

DISCURSO DE ENVIO
PROFERIDO A 17 DE NOVEMBRO DE 2013, NO SEMINÁRIO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS, AO FIM DA PRIMEIRA VIGÍLIA DA JUVENTUDE, EM TAPERA, PELO REPRESENTANTE DA COVJ MIGUEL ÂNGELO DOS SANTOS RAMOS

E aí? Foi respondida a pergunta? Descobriram o sentido do nosso lema: “Mestre, onde moras? vinde e vede” (cf. Jo 1, 38-39)? Espero, sinceramente, que tenhamos descoberto isso... juntos!
            Pois é! Os padres vieram, assistimos ao filme, celebramos, cantamos, nos emocionamos, rezamos nesses dois dias, e agora chega a hora mais dolorosa de nossa primeira Vigília da Juventude. Como em tudo na vida, agora a Vigília se despede. E, como bem queremos, saberemos qual será a próxima sede da VJ.
            Mas, antes desta etapa, eu gostaria de deixar minha mensagem bem clara: a Vigília da Juventude depende de todos nós! E sabem por quê?
            Porque ela não é a cara de quaisquer outras pessoas, senão a da juventude que quer a Igreja mais perto de si, com seus sonhos, suas realidades, anseios, ideologias, medos, coragens, alegrias... tudo o que é vivido pela juventude. Mas quem vai mostrar as caras dos jovens não é o pároco da sede, nem o nosso arcebispo!  Pelo contrário: eles querem é ver a nossa cara, para nos ajudar a construir uma Igreja renovada, um MUNDO NOVO!
            Portanto, para o nosso bem, para que a Vigília seja cada vez mais um sucesso, é irremediavelmente necessária a participação conjunta de jovens com suas paróquias, ou melhor: a protagonização da juventude em suas paróquias é fundamental. E é importante que, mesmo não sendo os dias da Vigília da Juventude, a paróquia se engaje a trabalhar pela Igreja e, sempre, SEMPRE, buscar a Morada de Nosso Mestre: Deus!
            É buscar por Deus, porque Ele é nosso Mestre, em sua forma Trina de ser Santo, Santo, Santo!  E assim seguiremos os nossos caminhos, carregando as nossas cruzes, felizes por poder carrega-las, por serem símbolo de vida, não é mais a morte à espreita! A Cruz é a nossa única porta para o Reino de Deus, da forma que Deus quiser que venha.
            Amigos, não se cansem da vida, da luta, da caminhada, nem de Cristo e Sua Igreja! Sempre trabalhemos juntos, firmes na busca da santidade. Assim, Deus nos permite ser os protagonistas da Epopeia da Vida. Nós devemos ser os protagonistas desta Epopeia, e como recordou o Papa Francisco, nós não devemos deixar de ir às ruas, de clamar justiça. E também de nos lembrar do grande testemunho de Madre Tereza de Calcutá, que se viu questionada por um repórter, certa vez. Ele perguntou: “O que precisa começar a mudar na Igreja para ela melhorar?”, e Madre Tereza surpreendeu: “Eu e você!”
            Espero que tenhamos MUITA sede de Cristo, e coragem para ir à fonte! Principalmente nos meses que temos pela frente, porque estaremos nos preparando para nos encontrar mais uma vez! Em 2015 a nossa festa em torno de Cristo se realizará iluminada e abençoada por Nossa Senhora, Mãe de Jesus Cristo, e ícone de testemunho e coragem. Tenhamo-la sempre em nossos corações, pois o Seu Santíssimo Coração nos encaminhará a Seu Filho, Jesus, que nos acompanhará na 2ª Vigília da Juventude, em Victor Graeff, Paróquia Imaculado Coração de Maria!
            Peço que rezemos mais e mais por este encontro, e que esta vigília se estenda aos nossos dias costumeiros e agitados, cheios de compromissos. Já que procuramos a Morada de Nosso Mestre, que é Deus, agora tomaremos por tema o seguinte desafio: “Testemunhar Cristo no dia-a-dia”, porque como diz o lema da Vigília da Juventude Victor Graeff2015, “Diante de Deus, somos o bom perfume de Cristo” (cf. 2 Cor 2, 15).
            Prossigamos, agora, com Bênção Final da nossa Missa.

Abraços a todos!
_____________________________
Miguel Ângelo dos Santos Ramos
Seminarista Diocesano

Nenhum comentário: