segunda-feira, 22 de junho de 2015

NOTA DE REPÚDIO

Através deste texto queremos expor-vos um sentimento que vem preenchendo os corações daqueles que fazem este blog acontecer e dos que já passaram por ele, os seminaristas, alguns já ex seminaristas, padres, colegas da escola. Trata-se do total e mais absoluto repúdio à violência.
   Como membros de um blog que tem a intenção de divulgar a nossa caminhada vocacional, enquanto seminaristas, portanto, enquanto comunidade, tivemos um dos maiores choques de nossas vidas e, sem dúvida, o maior golpe contra o nosso blog, assim também contra as nossas vocações.
   Com o assassinato do padre Eduardo Pegoraro, de apenas 33 anos, sentimo-nos completamente perdidos e desolados. Mas a violência que gerou esta morte, somada à futilidade deste crime nos deixou ainda mais desnorteados. Não trilhamos um caminho vocacional esperando ser mortos por ciúme desmotivado, ainda que o fosse. Não admiramos um sacerdote de fibra e de HONRA simplesmente por admirar, mas porque queremos que algumas das qualidades desta pessoa sejam vistas espelhadas em nós.
   Assim, nos resta o exemplo do padre Eduardo, grande pai, grande amigo, grande homem. Honrou seus compromissos e suas atitudes que, eternizadas pelo caráter nobre, perpetuarão a certeza de que este homem deu um exemplo a ser admirado e seguido. Por esta razão torna-se inaceitável que tenhamos de nos despedir tão dolorosamente deste discípulo de Jesus Cristo. Torna-se quase inconcebível a ideia de que a maldade pôde chegar próxima a ele a ponto de tirar-lhe a vida na terra.
   Ainda assim, sabemos, por nosso caráter cristão católico, que o padre Eduardo encontra recompensa junto do Pai Celeste por seus serviços prestados com generosidade e disposição, fé e fidelidade a Igreja, aqui entre nós, os seus irmãos e filhos.
    A nossa missão, neste momento em que sentimo-nos profundamente enlutados e desgostosos, é mostrar o nosso TOTAL E ABSOLUTO REPÚDIO a qualquer forma de violência, de menosprezo, de ofensa ou de desvalorização do ser humano, enfim, qualquer forma de maldade. Somos todos filhos do Deus que concede a Vida, sendo somente Ele revestido de poder e autoridade para tirá-la, cabendo-nos respeitar a Sua Vontade.
   Repudiamos, também, qualquer ato de maldade dirigido à imagem do nosso querido Padre, a sua família que honrosamente teve peito e coragem de entregar seu filho à missão, e aos padres, seminaristas e vocacionados. NADA justifica tirar a vida de alguém, especialmente quando este alguém é o que dá o belo exemplo. Tanto o deu que deu a sua vida pelos irmãos.
   Queridos amigos, pedimos que entrem em sintonia conosco e rezem. Rezem pela alma de nosso Padre. Rezem pela família, amigos e todos os que foram tocados por ele. Rezem por Patrícia Haunss K. e seus familiares. Rezem pela conversão e pelo perdão de Jairo Kolling. O repúdio à violência e à maldade começa assim: quando mostramos que sabemos amar. Amemo-nos, afinal... somos todos da mesma família!

Passo Fundo, RS, 22 de junho de 2015


Nenhum comentário: