quinta-feira, 16 de julho de 2015

Dom Paulo de Conto


Dom Paulo Antonio de Conto, Bispo da Diocese de Montenegro, RS, foi nomeado o Administrador Apostólico da Arquidiocese de Passo Fundo, RS.
   Dom Paulo nasceu no dia 12 de outubro de 1942, na cidade gaúcha de Encantado, filho de Pio Luiz de Conto e de Rosina Francisca Pretto de Conto. Foi ordenado no dia 13 de julho de 1968 e sagrado bispo no dia 15 de setembro de 1991, adotando o lema "Meu viver é Cristo".
   Em 1991 assumiu o governo pastoral da Diocese de São Luiz de Cáceres, no estado do Mato Grosso, até o ano de 1998, quando se tornou o primeiro bispo da Diocese de Criciúma, de Santa Catarina. De Criciúma saiu somente no ano de 2008, quando se tornou o primeiro bispo da recém fundada Diocese de Montenegro, no Rio Grande do Sul, onde exerce seu governo até hoje, somando a ele a missão de administrar a Arquidiocese de Passo Fundo até o envio do novo arcebispo.
   Assim que se tornou pública a renúncia de Dom Antônio Carlos Altieri, através da Santa Sé, foi publicada, no site da Diocese de Montenegro, a notícia de que Dom Paulo de Conto será o Administrador Apostólico de Passo Fundo. Segue um trecho da notícia:

   “Dom Paulo exercerá concomitantemente a função de bispo da Diocese de Montenegro e de administrador apostólico da Arquidiocese de Passo Fundo.
   O bispo diocesano refletiu muito e não pôde dizer não ao Papa e à Igreja. A Diocese de Montenegro, embora sentindo em muitos momentos a ausência física de seu pastor, sente-se honrada em colaborar e abraçar a Igreja irmã que está em Passo Fundo.
   Dom Paulo não parte sozinho. A família presbiteral e o povo diocesano de Montenegro irão junto, dando apoio e incentivo a esta nova missão.

   Por sua vez, o povo arquidiocesano de Passo Fundo pode confiar no pastor que estará à frente da Arquidiocese até a nomeação do novo arcebispo.”


Nenhum comentário: