terça-feira, 19 de março de 2013

MISSÕES HOJE

"O penúltimo dia de outubro é o Dia das Missões. Nessa data a Igreja Católica recomenda orações e coletas pelas mi~sões em todos o stemplos. As ofertas são encaminhadas à Pontifícia Congregação para as Missões, que as repassa às obras missionárias, com os hospitais beneficientes, asilos, orfanatos, centros catequéticos e instituições similaresa matidas pela Igreja em muitos países ainda pouco evangelizados.
  Missionários das selvas de pedra - Mas a missão não se restringe à presença da Igreja entre os povos de maioria pagã ou de culturas não integradas na modernidade, como índios, nativos da África e Ásia. Ñão devemos pensar nos missionários como santos aventureiro que abandonam a pátria ou familiares, e atravessam mares e vão morar as florestas ou na beira dos rios entre pagãos selvagens e desconfiados. Hoje todos os cristão cristãos devemos estar imbuídos de e´pírito missionário. São carentes de evangelização não só os indígenas das selvas tropicais, mas especialmente os moradores das selvas de concreto armado que povoam densamente as nossas cidades modernas, na maioria afastados das práticas religiosas.
  Missões supérfulas? - Desde o Concílio Vaticano II surgiram algumas objeções contra a necessidade ou utilidade das missões. O Concílio reconhece que também os pagãos, os não batizados, podem salvar-se e ganhar o céu.
  Há antropólogos e indígenas que em nome das culturas combatem as missões religiosas, afirmando que nossos índios devem conservar intactos seus costumes, suas crenças e práticas religiosas. A essas objeções respondemos com os grandes apelos de Jesus Cristo para que o Evangelho fosse anunciado para todos os povos e indicíduos, fazendo de todos eles discípulos batizados de Jesus Cristo e a sua Igreja. Convém notar ainda que a Igreja respeita e promove as culturas dos diversos povos, considerando válidas todas as suas manifestações de estilo de vida, culto e folclore que não contradigam as leis divinas, como seriam as guerras tribais, o canibalismo, a poligamis, etc. "

(ALLGAYER, DOM URBANO JOSÉ- Crônicas Selecionadas.
Erechim, Gráfica e  Editora São Cristóvão, 2000)
Creio que seja relevante lembrar-vos de estes escritos podem ser desatualizados quanto às suas datas. Mas sua relevância é histórica. Uma memória à Diocese de Passo Fundo.

Nenhum comentário: