terça-feira, 5 de março de 2013

O SONHO DAS ÁRVORES

"A Bíblia utiliza-se muitas vezes de apólogos, parábolas e fábulas para ilustrar verdades de fé e de moral. também Jesus evangelizava contando parábolas. Assim lemos, no livro de Juízes, de como as árvores confabularam para escolherem um rei que as governasse. As árvores frutíferas, uma por uma, recusaram a proposta. Preferiam frutificar e reinar. Após a recusa da oliveira, da figueira e da videira foi escolhido o espinheiro, que aceitou a 'realeza', e que de saída ameaçou o fogo dos espinhos e os cedros do Líbano (cf. Juízes 9, 8-15)
  Um autor cristão, inspirado na Bíblia, bolou a 'Fábula das três árvores" reproduzida no boletim informativo do Movimento Serra do Brasil, maio 2000. Ei-la, resumidamente:

  Sonhou no alto do monte - Havia, no alto da montanha, três pequenas árvores que sonhavam o que seriam depois de grandes. A primeira, olhando as estrelas disse: 'Eu quero der o baú mais precioso de mundo, cheio de tesouros. Para tal, até me disponho a ser cortada'. A segunda olhou para o riacho e suspirou: 'Eu queria ser um grande navio para transportar reis e rainhas'.
  A terceira árvore olhou para o vale e disse: 'Quero ficar aqui no alto da montanha e crescer tanto que as pessoas ao olharem pensem em Deus'.
  Muitos anos se passaram e certo dia vieram três lenhadores pouco ecológicos e cortaram as três árvores, todas ansiosas em serem transformadas naquilo que sonhavam. Mas lenhadores não costumam ouvir nem entender sonhos!... Que pena!"

...Continua

Nenhum comentário: