quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Homilia de Dom Altieri na sua despedida

SANTA MISSA DE DESPEDIDA DE DOM ANTÔNIO CARLOS ALTIERI
DA ARQUIDIOCESE DE PASSO FUNDO

Catedral Nossa Senhora, Aparecida Passo Fundo
Quarta-feira, 05 de agosto de 2015

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo !
Exmos. Irmãos no episcopado,
Exmas. Autoridades Civis e militares,
Prezados padres desta e de outras dioceses,
Caríssimos Religiosos e Religiosas, ministros,
Queridos seminaristas e irmãos aqui presentes
que representam minha família,
Amado Povo Santo de Deus,
  
Aos olhos humanos pode parecer estranho bendizer a Deus na circunstância em que celebramos esta Santa Missa; contudo, aos olhos da Fé, animados na Esperança e movidos pelo AMOR não podemos deixar de reconhecer, louvar e agradecer a ação misteriosa, mas sempre paterna e benéfica para todos e para cada um de nós !  Ele é o Senhor da História.   A nós cabe reconhecer sempre o Seu Senhorio !
   Desejo dar primazia à Palavra de Deus... porque é dela que nós cristãos haurimos os critérios para interpretar os acontecimentos da nossa vida e da nossa história.  Analisar os fatos à luz da Palavra !

   Nas leituras de hoje podemos enxergar três caminhos para a nossa vida... Nós que aqui estamos reunidos em ação de graças pela minha presença e atuação ao longo dos 3 anos, (a partir da minha nomeação pelo Papa Bento XVI no dia 11 de julho de 2012) reunidos também para me enviar à Igreja da emeritude, para iniciar um momento novo, na espera serena e confiante de quem acredita que o  Amor  tudo pode e no Amor tudo encontra sentido ...
1. O primeiro caminho : o da sabedoria.
   O que nos propõe a leitura do 1° Livro dos Números é o melhor que possa pedir alguém chamado a governar... por delegação do povo, ou pela nomeação que vem do alto... : o dom da sabedoria!
   Em cada decisão sempre se está sujeito a todas as interpretações. Foi  o mal deste povo que ouvimos na Leitura, confuso, amedrontado, o povo não compreendeu os sinais...  e o novo que estava diante de si, não pode acontecer !  Perdidos na confusão revoltaram-se contra Deus. Povo frágil, não soube esperar no Senhor e crer que poderia vir algo melhor!  O medo de enfrentar os desafios... a incerteza da vitória... o apego aos métodos comprovados num outro tempo...tudo isso fez com que desvirtuassem o que tinham visto: Sobre a terra, cujo fruto, era leite e mel, começaram a dizer :”É uma terra que devora seus habitantes; lá é uma terra de gigantes que massacram a todos com  sua força...
   Ao contrário deste povo, peçamos nós esta sabedoria! A Sabedoria é para discernir a Verdade, só nela julgamos como Deus julga.  A Igreja é a primeira a ter que praticar a justiça maior, não olhando e definindo a pessoa por um fato, um erro ou até vários, mas com olhar de Deus que enxerga o que aquela pessoa pode vir a ser !!!, a Vida e a Verdade estão em primeiro lugar, acima das normas e estruturas, ideologias e metodologias impostas pelos poderes deste mundo... O Amor é a regra fundamental de todo e qualquer relacionamento e decisão !  Tenhamos esta Sabedoria meus irmãos e irmãs e seremos felizes até no meio de incompreensões e perseguições...
2. Um segundo caminho é a leitura dos sinais do tempo. 
   São Paulo na carta aos Romanos afirma: “Tudo concorre para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados para a salvação, de acordo com o projeto de Deus!” (Rom 8,28). É isso mesmo! Tudo concorre para o bem! 
   A antropologia cristã, isso é a visão cristã da pessoa humana, tem uma característica inconfundível: Deus confia na gente! Por isso Ele nos entrega a sua obra e nos dá responsabilidade! Como porém a nossa visão tem alcance curto no longo caminho da história e os nossos critérios são influenciados por interesses que não nos deixam plenamente livres, há acontecimentos, conduzidos pela Providência divina, que quebram os nossos esquemas, que às vezes nos fazem sofrer, que nos passam a impressão de uma inversão de marcha. Na realidade, exigem de nós uma conversão, uma purificação e uma visão mais aguçada da história, inclusive da nossa história pessoal. 
   “Tudo concorre para o bem daqueles que amam a Deus!”, também a “novidade” pela qual estamos reunidos aqui hoje : - esta minha “despedida”!...
   Acreditando que tudo o que Deus faz ou permite é bom para nós, porque Ele é Pai e nos ama, aceitamos com Fé e no Amor também esta renuncia. Quem sabe ou conhece plenamente os caminhos de Deus? Quem será o seu Conselheiro?  “Os meus pensamentos não são os vossos pensamentos, os meus caminhos não são os vossos caminhos!” nos responde o profeta Isaías.
   Então, pra frente !  Com fé e coragem: um longo caminho nos espera a todos: aqui em Passo Fundo, em Roma, São Paulo, Angola, Moçambique... e para a minha vida!... e para a vida de vocês !! É preciso viver, é preciso Amar, é preciso avançar, é preciso sonhar! Que este acontecimento não corte as nossas asas, mas a graça da humildade e do perdão corte o que nos impede de voar mais alto e mais livres!
3. O terceiro caminho é descobrir o tesouro escondido, descobrir a pérola preciosa... investir neles!
   É o que o evangelho nos propõe. Na linha de reflexão que nos conduziu até agora, se faz necessária a pergunta: o que é este tesouro escondido, onde encontrar a pérola preciosa? Vimos que os Apóstolos, também homens frágeis assim como eu, assim vocês padres, assim como vocês povo, assim como o povo da 1ª Leitura, preferiam mandar embora a mulher que lhes pedia ajuda... Era mais fácil não garimpar o tesouro. Contudo, na fé e somente pessoas de fé, insistem e sabem que podem ir além...; esta mulher foi! Ousou questionar o Senhor, não se acovardou e nem se fechou medrosa. O medo, a desconfiança é próprio do diabo!(sic!) é pecado... Livre-nos Senhor dele..que se faz muito mais presente do que parece!.. Aqui entra a minha experiência pessoal, de homem de fé e pastor. Quando me foi comunicada a nomeação inesperada e repentina, pelo espírito de obediência evangélica e salesiana que deve caracterizar um filho de D. Bosco,  e mais ainda o bispo, disse o meu “sim”! 
   O único argumento que eu tinha para recusar era o seguinte: eu não conheço o Sul! Aquele “sim”, pronunciado em espírito de obediência e prontamente, foi como assinar um cheque em branco. Logo reparei que o preço era muito alto! 
   Eu não poderia pensar que amaria tanto assim esta Igreja: foi preciso que, de certa forma me fosse tirada, para me dar conta de quanto os fortes laços de profundo amor me unem a ela, a vocês ! Vem então logo a pergunta: mas, por quê ?  Se somos preciosos uns aos olhos dos outros, por que nos deixar, por que não continuar a Amar e a servir este Povo de Deus? 
   Então vi, com uma luz completamente nova que, se é importante o Povo de Deus, a primazia, a pérola, o tesouro é o Deus do Povo, porque é Ele que nos dá valor, é Ele que nos sustenta e nós somos o rebanho que  ELE conduz! 
   Ele é a pérola preciosa pela qual vale a pena deixar tudo e a Ele encontramos em toda a porção do seu povo confiada aos cuidados de um pastor, pois o Povo de Deus é de Deus, não é da gente, não é meu, não é de ninguém ...É de Deus nosso Criador, Redentor, Salvador, Libertador.
   Eu então, a partir deste momento, entrego vocês aos cuidados Dele, o Pastor da nossa vida !
4. Conclusão.
   Mas, antes de concluir, desejo iluminar tudo quanto estamos vivendo com as últimas palavras do trecho do Evangelho de hoje: Mulher grande é a tua fé!  Sim , esta mulher hoje somos nós.
   Nestes anos insistimos muito em nos tornarmos discípulos e discípulas de Jesus e confesso para vocês que eu também percorri o meu caminho de discipulado. 
    Antes de ser mestre quis ser discípulo de Jesus, da sua Palavra e de tantos irmãos e irmãs que tem o mestrado da essência da vida, sobretudo os jovens, os anciãos, os simples e os pobres... 
   Antes de ser presidente da assembléia litúrgica quis atingir ao manancial da graça de Deus através dos sinais da vida que são os sacramentos. 
   Antes de ser pastor e guia, quis ser servidor e ovelha do rebanho, bebendo da água da vida como filho amado de Deus. 

   Por estas atitudes, a experiência vivida no meio de vocês, me tornou mais crente no AMOR. Sim eu senti e sinto vocês como filhos e filhas! E agora, enriquecido por isso, posso tirar deste tesouro as coisas passadas vividas aqui e as novas que virão para o bem da Igreja que me disponho sempre a servir!  Mas o principal é que agora quero estender absolutamente a todos o meu pedido de perdão, na certeza de que de ninguém levo ressentimento ou mágoa, pois também a todos perdoo de coração ! - ah como é belo o AMOR !  Muito obrigado por vocês fazerem parte integrante da minha Vida, do meu Pastoreio, do meu caminho de santidade e de salvação !
   Nossa Senhora Aparecida, padroeira desta Igreja particular nos seja sempre Mãe , Mestra e Auxiliadora em todas a situações,  até a hora de nossa morte  !   
   AMÉM.
Dom Antonio Carlos Altieri, sdb
 Arcebispo Emérito de Passo Fundo-RS

OBS.: As fotos distribuídas ao longo do texto mostram um pouco da caminhada de Dom Altieri em nossa Arquidiocese.

Nenhum comentário: