quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Arquidiocese de Passo Fundo se despede de dom Antonio Carlos Altieri (site da Arquidiocese de Passo Fundo)


Abaixo segue a notícia que foi publicada pelo site oficial da Arquidiocese de Passo Fundo:

   Pouco antes de completar três anos como arcebispo de Passo Fundo, dom Antonio Carlos Altieri teve, no dia 15 de julho, sua renúncia aceita pelo Papa Francisco. Em Celebração na Catedral Metropolitana na tarde desta quarta-feira, 05, a Igreja Local da Arquidiocese de Passo Fundo se despediu do agora arcebispo emérito.
    A celebração, em ação de graças pelo episcopado de dom Altieri nestes três anos, contou com a presença de diversos padres da arquidiocese e visitantes, além de dom Pedro Ercílio Simon, arcebispo emérito, dom Urbano Allgayer, bispo emérito e dom Girônimo Zanandréa, bispo emérito de Erexim.
   Durante a Missa, dom Altieri agradeceu a acolhida e reafirmou que tudo que acontece é pela vontade de Deus. “Aos olhos humanos pode parecer estranho dar graças nestas devidas circunstâncias”, apontou. “Há acontecimentos conduzidos pela Providência Divina que às vezes nos fazem sofrer e que exigem de nós uma verdadeira conversão, uma purificação”, explicou o arcebispo, ressaltando que “tudo que Deus faz ou permite é bom para nós, porque Ele é Pai e nos ama. Quem sabe ou conhece plenamente os caminhos de Deus?”, questionou.
   Na homilia, o arcebispo emérito ainda provocou a comunidade arquidiocesana a seguir no caminho de fortalecimento de fé e da Igreja local, motivando: “Seguimos em frente, com fé e coragem. Um longo caminho espera a todos. É preciso viver, amar, avançar, sonhar. Que a graça da humildade e do perdão corte o que nos impede a voar mais alto”. Dom Altieri lembrou também da sua nomeação como arcebispo de Passo Fundo, inesperada e repentina. “Disse meu sim incondicional. O único argumento que eu tinha para recusar era não conhecer o Sul. Aquele sim foi como assinar um cheque em branco”, relatou. Segundo ele, neste momento de dificuldade no governo da arquidiocese, ponderou: “Por que não continuar a amar e servir esse povo de Deus? Então vi que se tem algo importante para um povo é o seu Deus. Ele é a pérola preciosa pela qual vale a pena deixar tudo. O povo de Deus é de Deus, não meu. Então, a partir desse momento, entrego vocês aos cuidados dele, o Pastor da nossa vida. Dom Altieri pediu perdão e frisou mais uma vez que não leva ressentimento ou mágoa de ninguém. “Depois deste tempo aqui, eu acredito ainda mais no amor. Ah! Como é belo o amor”, concluiu.

   Ainda durante a celebração, dom Altieri recebeu as homenagens do padre Eberson Fontana, representante de todos os presbíteros da arquidiocese, da Sra. Maria da Luz, em nome da comunidade arquidiocesana e do jovem Junior Luz, pela Renovação Carismática Católica da Arquidiocese.

Nenhum comentário: