segunda-feira, 24 de junho de 2013

FACEBOOK NA VIDA DO JOVEM

 Como sabe-se o Facebook é um serviço de rede social que foi lançada em 2004. Os usuários que quiserem cadastrar-se precisam registrar-se antes de poder utilizar os serviços que o site disponibiliza como perfil pessoal, a possibilidade de adicionar outros usuários como amigos e trocar mensagens. Pode-se ter grupos de interesses etc...
Abaixo segue uma pesquisa anexada com dados sobre como essas redes sociais em especial o Facebook influencia a vida dos jovens no mundo em que vivemos.

O impacto das mídias sociais na vida de adolescentes e jovens
Por André Bürger , do Nós da Comunicação
“No recente estudo, ‘The Impact of Social Media on Children, Adolescents, and Families’, publicado no portal da American Academy of Pediatrics (AAP), psicólogos analisaram os efeitos do uso excessivo das redes sociais na vida de adolescentes. Para os pesquisadores, os pais desses jovens deveriam monitorar possíveis problemas como cyberbullying, exposição inapropriada na rede e a frequente atividade de ‘sexting’, contração de ‘sex’ e ‘texting’ que refere-se à divulgação de conteúdos eróticos por meio de smartphones.
Para a psicóloga Luciana Nunes, diretora do Instituto PsicoInfo – que trata usuários dependentes da internet e suas consequências psicológicas, como depressão e ansiedade –, os adolescentes devem receber uma atenção especial, pois ainda estão em processo de formação psicológica e social. “Quando um adolescente se acostuma aos estímulos proporcionados nesses ambientes digitais, ao privá-lo, percebe-se uma carência muito grande. Fisiologicamente, existe um comprometimento.”
Segundo o estudo, a falsa realidade exposta nas redes sociais, onde frequentemente os usuários publicam apenas o melhor de si mesmos, muitas vezes acarreta baixa autoestima por parte dos jovens. Esse quadro levou estudiosos a cunharem o termo ‘Facebook Depression’. Graças a esse cenário, muitos adolescentes se sentem ainda mais deslocados, situação que foi ironizada no episódio ‘You have zero friends’ do seriado animado South Park, em que um dos personagens sente a angústia de não ter amigos no Facebook. “Esses jovens optam por fugir da realidade”, alerta a psicóloga. “Em vez de resolver suas questões sociais, muitos resolvem se proteger no mundo virtual”.
Apesar do relatório da AAP parecer alarmista, Luciana ressalta que o mau uso das redes sociais e internet ainda afeta uma pequena porcentagem dos usuários. Segundo ela, a American Psychological Association divulgou recentemente que apenas 4% dos internautas apresentavam comportamento patológico com dependência da web.
“Alguns são viciados em jogos, outros em compras, outros em redes sociais. O mais clássico é o cybersex, compulsão por sexo na rede. E o adolescente está justamente na fase da formação sexual. Como consequência, percebemos as excessivas práticas do sexting entre os jovens”, analisa Luciana. Entretanto, a especialista foi taxativa ao não atribui a culpa ao Facebook. “Sozinha, a rede social não gera depressão nas pessoas. O mau uso desses sites é que vai depender de cada um.”
As facilidades de conexão com a internet por meio de smartphones é outro fator que impulsiona as práticas sociais na web e que, segundo a psicóloga, gera uma tensão em relação à interatividade muito maior do que no passado. “Se antigamente os jovens gostavam de andar em grupos, agora eles andam ‘grudados’.”
Outro ponto é o desequilíbrio social gerado por esse comportamento: quanto mais eles se conectam, menos vivem no mundo off-line de forma presencial e saudável. “Vemos uma migração nas formas de comunicação. Aquele que fica atrás do computador não tem a chance de se expor a levar um fora de uma garota, por exemplo. Na web, eles divulgam conteúdos bastante obscenos, por acharem que estão protegidos”, critica a psicóloga que também atende jovens no instituto.”  

Extraído de (http://   www.plurale.com.br/noticias-ler.php?cod_noticia=10458&origem= busca&filtro=ativa r&q=O+impacto+das+m%EDdias+sociais+na+vida+de+adolescentes+e+jovens) em 23 de junho de 2013.

Postado por Saulo Tonini
23 de junho de 2013

Nenhum comentário: