domingo, 3 de agosto de 2014

Da Ordenação

VISITA DE DOM ANTÔNIO CARLOS ALTIERI A NOVA BOA VISTA A FIM DE ORDENAÇÃO DIACONAL DE DANIEL RODRIGO FELTES

SANTA MISSA DE ORDENAÇÃO DIACONAL
HOMILIA DO ARCEBISPO

Comunidade S. José do Maneador, Nova Boa Vista
Domingo, 03 de agosto de 2014

Caríssimo irmão no episcopado D. Urbano Allgayer,
Caros padres, diácono,
Caríssimos Religiosos e Religiosas,
Seminaristas e ministros aqui presentes...
Prezadas autoridades civis e militares bem como todo o povo de Deus aqui reunido



Ação de Graças sejam dadas à Deus!  Hoje é um dia especial para toda a nossa Arquidiocese de Passo Fundo, pois mais um irmão é confirmado no chamado divino. Chamado que supões resposta, entrega, compromisso.

Ao longo de muitos anos no período formativo, deixando-se modelar sempre mais pelo Cristo Bom Pastor, nosso jovem seminarista esforçou-se por assemelhar o máximo possível sua vida à vida daquele a quem hoje se entrega por inteiro e definitivamente: Jesus Cristo. Ser discípulo na escola do Mestre é condição inerente para aqueles que desejam atualizar no mundo de hoje tudo aquilo que Ele fez e ensinou! O Daniel percorreu este caminho, foi acompanhado por D. Ercílio, depois por mim, por seus formadores, familiares, amigos e Comunidade. A Celebração de sua Ordenação Diaconal hoje é consequência de um caminho de aprendizado percorrido e das virtudes alcançadas neste itinerário espiritual!

Pois bem, caríssimo filho, gostaria de lhe dirigir algumas palavras para que elas o ajudem e sustentem sua missão nesta etapa vocacional tão significativa de sua vida:

Esteja sempre configurado e unido a Cristo, servo e servidor! “Sem mim nada podeis fazer”, Ele mesmo nos ensinou fazendo essa afirmação. Não tenha medo de gastar a sua vida pela causa desse Mestre... Construir o Reino de Deus sem se cansar e sem deixar-se abalar passa a ser sua Missão, pois como nos recorda Santo Agostinho, “cansaço de amor não cansa”. Seja cada gesto seu uma expressão da bondade e da misericórdia de Deus que não sabe não amar os seus! Construa o Reino, sobretudo no meio dos pobres e sofredores: sobretudo os excluídos de nossa sociedade e não raras vezes de nossas Comunidades: os indígenas, os presidiários, os homossexuais, os dependentes químicos e outros grupos para os quais também deve chegar a mensagem do Evangelho!

Cultive o amor incondicional pela Igreja, a qual você jurou fidelidade e que tem a responsabilidade de levar a termo a Boa Nova deixada por Jesus; zele pela Sagrada Liturgia a fim de que expresses com dignidade aquilo que acreditamos... Encontre na Oração da Liturgia das Horas ocasião de viver unido a todos os batizados do mundo inteiro e de alimentar no seu coração a missionaridade de quem Ama sem limites... Busque na Eucaristia a força e a fonte de sua espiritualidade sacerdotal. Proclame a Palavra no tempo oportuno e no tempo inoportuno também e esteja em unidade com o seu Bispo, cuja promessa de obediência hoje você faz, tornando-se meu colaborador nas funções diaconais que a você são confiadas.

Penso que se você, em seu caminho, continuar se esforçando e se dedicando a sua missão, desempenhará com amor seu diaconato e será, para muitos, testemunho de comunhão, fraternidade e fé. As três mesas da diaconia devem ser a meta de sua vocação nestes tempos: A mesa da Palavra, da Eucaristia e da Caridade. Com a Palavra anunciarás o Verbo Divino e seu Projeto de amor concretizado no Reino de Deus; com a vivência da Eucaristia você levará seus irmãos à fonte e ao ápice da vida cristã, como nos fala a “Sacrossantum Concilium” e nos confirma São João Paulo II, em sua encíclica “Mane Nobiscum Domine”; e, pela Caridade levarás a presença de Cristo, amigo dos pobres, dos órfãos e das viúvas. Nunca esquecendo que todos têm direito ao anúncio explícito de Jesus Cristo e Sua Palavra!

Conserve a comunhão, a amizade e a unidade com seu Bispo Diocesano, com os projetos desta Igreja local, na qual está constituído para colaborar na construção do Reino. Abrace o Celibato como expressão profunda do desejo de ser mais parecido com o Mestre e anuncie sempre com a sua vida tudo aquilo que, desde o batismo você recebeu de sua família, amigos, comunidade, bispos e formadores. Esta é a palavra bendita da libertação que vais anunciar. E como diria Santo Antônio, anuncie o Evangelho sempre e, se for preciso, use as palavras!

Enfim, querido filho, desejo que seu caminho seja frutuoso, que você consiga espalhar as sementes do bem, da verdade e da justiça que geram fraternidade e solidariedade e alegria! E não se canse nunca de fazer o bem. Estarei sempre a sua disposição para ajuda-lo e orientá-lo neste Caminho, que tem cruzes, mas experimenta com muito mais força a beleza e a profundidade da ressurreição! Após completarmos um ano da Jornada Mundial da Juventude no Brasil, termino esta minha reflexão enviando a você, especialmente, e a todos os batizados e batizadas aqui presentes: Ide sem medo e fazei discípulos todos os povos! Que a semeadura seja grande e colheita generosa!

Laus Deo!

Nenhum comentário: