quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Biografia de Daniel Rodrigo Feltes



Eis que o nosso Colaborador Permanente tornou-se diácono. Mas, até então, n[os não sabíamos qual a história da vida de nosso grande Colaborador Permanente. Confira esta, escrita por ele mesmo:
Daniel Rodrigo Feltes com seus pais.
Daniel Rodrigo Feltes é o filho mais novo de Neiva Maria e Rogério Feltes e irmão dos gêmeos Fabiane Cristina e Fábio Luiz Feltes. Natural do interior de Sarandi, hoje município de Nova Boa Vista, onde seus pais trabalham como agricultores. Cresceu na comunidade São José, do Maneador, um contexto comunitário de muitas vocações, todas com algum grau de parentesco. Também teve bonito testemunho de participação e envolvimento comunitário de seus pais e familiares. Neste ambiente, desde a catequese foi despertando no Daniel um desejo de ser padre.

Assim, iniciou o processo de discernimento de sua vocação participando, desde 2003 dos encontros vocacionais. Após a conclusão do Ensino Fundamental, realizado na Escola Estadual de Ensino Médio Antônio Mathias Anschau, de Nova Boa Vista, ingressou, em fevereiro de 2005, no Seminário Sagrado Coração de Jesus, em Tapera. Residiu nesta cidade para os três anos de estudos do Ensino Médio e para a formação específica do seminário.

Em 2008 passou a residir no Seminário Nossa Senhora Aparecida, em Passo Fundo, em vista da faculdade de filosofia no Instituto Superior de Filosofia Berthier – IFIBE. Após concluídos os três anos de estudos desta faculdade, formou-se Bacharel em Filosofia.

A etapa formativa seguinte consiste na graduação em Teologia, na Faculdade de Teologia e Ciências Humanas – Itepa Faculdades. Para isso, passou a residir, no ano de 2011, junto a Paróquia Nossa Senhora da Conceição, de Passo Fundo. Concomitante aos dois primeiros anos de teologia, o Daniel também realizou a pós-graduação em Metodologia do Ensino Religioso pela mesma faculdade. Em 2014, voltou a residir no Seminário Nossa Senhora Aparecida e concluirá o curso de Teologia ao final deste ano.

Todo este processo de formação, discernimento e também de amadurecimento das opções de vida, permitiu ao Daniel descobrir alguns dons, entre eles o da música. Teve facilidade em aprender a tocar violão e se dedicou na animação das celebrações em várias comunidades, desde o seminário menor em Tapera.

A sua atuação pastoral agregou outras experiências em Passo Fundo onde esteve presente em algumas comunidades como catequista, visitando as famílias, fazendo momentos de oração e benção, além de colaborar na liturgia, juntamente com outros colegas seminaristas.

Também acompanhou, por um período de três anos, a Pastoral da Juventude, em nível diocesano, colaborando na organização e planejamento de diversos momentos formativos e missionários, demonstrando o seu amor para com os jovens.No ano passado se dedicou à Pastoral Carcerária de Passo Fundo, fortalecendo sua espiritualidade nas atividades no Presídio Regional e no Centro de Atendimento Sócio Educativo - CASE. E, neste ano, desempenha sua missão pastoral junto à comunidade Santo Antônio, do município de Santo Antônio do Planalto, pertencente à Paróquia Nossa Senhora de Fátima de Carazinho.

Após 9 anos e meio de caminhada formativa encaminhou o pedido ao diaconato, primeiro grau da ordem. Aceito o pedido pelo colégio de consultores e o Arcebispo Dom Antônio Carlos Altieri, sua ordenação está marcada para o dia 03 de agosto, às 15 horas, na comunidade de origem, São José do Maneador, da Paróquia Nossa Senhora dos Navegantes de Nova Boa Vista. Ele escolheu como lema “Eu vim para que todos tenham vida!” (Jo 10,10b), tendo em vista o compromisso no seguimento a Jesus Cristo, que se apresentou como Bom Pastor, que ama e cuida de suas ovelhas.

Nenhum comentário: