domingo, 3 de agosto de 2014

#Futuro diácono




Quando eu comecei o ano de 2014, aqui de onde escrevo, isto é; Seminário Nossa Senhora Aparecida, na cidade de Passo Fundo, RS, eu não imaginava que chegaria a encontrar um seminarista às barbas da Ordenação Diaconal. Isto poderia demonstrar um grande desinteresse de minha parte, mas sei que não o é, pois se tem alguma coisa no mundo que eu amo, esta coisa é o seminário.
Meu colega, o jovem seminarista Daniel Rodrigo Feltes, cujo sobrenome eu demorei a parar de confundir, ridiculamente, com “Pelts”, hoje se ordena diácono. Este pensamento, contudo, logo me veio, assim que eu o conheci, e ele se apresentou como quartanista em teologia. Em outras palavras, prestes a tornar-se um diácono. Como poderia deixar a oportunidade passar?
Decidi acompanhar o que ele fazia, observar como ele se portava, a maneira com que ele se dirigia aos colegas e aos demais. Comecei a policiá-lo, em uma espécie de fiscalização sutil e do bem. Eu queria saber o quanto deveria evoluir até lá. O faço, ainda. É natural, penso eu. Não acredito, de forma alguma, ser uma atitude maldosa. E diante disso, eu me regozijo em saber que, pela primeira vez na minha vida, eu verei um colega meu dar um grande passo como este: ele será diácono...
É mais um sim na vida dele, é mais uma vez o aceitar a missão. Talvez isso se deva pelo fato de que Daniel sabe que se Cristo veio por algum motivo, este motivo é para que todos tivessem vida em abundância.
Então começamos a construir relação de fraternidade. Ele me dava umas chamadinhas aqui, muita risada de lá, conversávamos e discutíamos sobre algumas coisas. Outras tantas ele me explicou, mesmo que não tanto pelas palavras dirigidas à mim, mas pelo que pude ouvir, ou ver. Em outros momentos ele me dava suas opiniões sobre o que eu fazia, e eu dava a minha vaga opinião sobre o que eu procurava entender do que ele fazia (embora, muitas vezes, estas minhas opiniões gerassem muitas explicações por parte dele, devido à minha ignorância referente ao que opinava).
Mas, de tudo que eu gostaria de ter pedido à ele, um campo eu procurei me controlar: a ordenação. Não faço ideia de como se sente o ser humano que está diante disso, e ao longo do ano, muitas vezes quis conversar sobre isto, mas me calei. Pode ser grosseria minha. Não sei se fiz certo, mas saber ao ritmo em que ele caminhava me foi muito bom. Dar espaço para a pessoa pensar tranquila... acho que eu consegui, embora nos últimos dias em o tenha sobrecarregado de pedidos para o blog.
Sinceramente, espero que ele goste desta nossa semana de homenagens à ele, o nosso blog. Fazemos de coração. Principalmente quando lembramos que Daniel Rodrigo Feltes entra para a história de nosso blog como o primeiro membro a receber a estola e missão diaconal.
Parabéns, grande amigo, e sei que ao longo deste semestre que ainda temos pela frente, vais me mostrar muito mais que há nos caminhos daquele que segue à este objetivo de servir no sacerdócio.
Espero que, em breve, eu possa escrever mais uma homenagem para você: esta, sendo homenagem ao mais novo presbítero de nossa querida Arquidiocese de Passo Fundo...
Parabéns, #futurodiácono!!!

Nenhum comentário: