segunda-feira, 27 de maio de 2013

“É BOM SER PADRE!”

PS:O assunto é vocação. Como o senhor, sendo padre, descreveria vocação sacerdotal?
         Pe. Mateus: a vocação sacerdotal, ou melhor dizendo, depois do Concílio Vaticano II, a vocação presbiteral pode ser descrita como uma entrega total a Deus e aos irmãos. É um doar-se por completo a causa do Reino de Deus. Mais do que ser um homem do culto, o presbítero é profeta que anuncia e denuncia as incoerências da vida e um pastor que, a exemplo de Jesus, está junto ao povo e dá a vida por ele.
PS: o que há de bom e de ruim em ser padre?
Pe. Mateus: Posso dizer que o bom e o ruim na vida do presbítero dependem muito da situação. Não vejo algo de ruim, mas sim, de exigente. Por exemplo: o estudo é uma exigência constante a fim de responder qualidade as necessidades espirituais do mundo de hoje. E de bom, todo o ministério é bom porque e dom de Deus.
PS: qual a missão de um padre?
Pe. Mateus Danieli
Pe. Mateus: a missão do padre é ser um sinal de esperança no mundo em outras palavras, a missão do padre é edificar o Reinado de Deus.
PS: qual a sua mensagem para quem está em dúvida quanto à vocação?
Pe. Mateus: quem está em dúvida quanto à vocação precisa buscar fontes seguras para refletir. O mundo de hoje vê o ministério presbiteral como uma vida negativa e cheia de proibições: não pode, não faz, não tem. Entretanto, quantas coisas boas e bonitas são vividas pelo padre e que o realizam plenamente. Volto a afirmar: É BOM SER PADRE!

Padre Mateus Danieli
Vigário da Catedral Nossa Senhora Aparecida


Nenhum comentário: