domingo, 5 de maio de 2013

Terceirão Imaculada





No Instituto Estadual de Educação Nossa Senhora Imaculada há duas turmas que se formarão neste ano, de 2013, no terceiro ano do ensino médio. Adivinha! Numa dessas turmas (que são muito boas!) eu estudo.
Desta vez eu decidi abordar a turma do 3º ano 1. A partir deste princípio, eu concluí o seguinte estudo:
Para quem não sabe, o Instituto Imaculada usa-se do sistema de avaliação A, B e C para a última turma do terceiro ano, visto que, em 2012, adotou-se, a nível de estado (gaúcho), o Ensino Médio Politécnico, assunto que eu não conheço, por isso não vou abordar.
A maioria do pessoal, aqui, nasceu em 96, sendo poucas as exceções, como eu e a Ingrid Beck, que eu entrevistei. Nós nascemos em 1997. Há outros, como o Fabrício B. Lorenzato, que nasceram antes de 96.
Planos de profissão:
A turma volta e meia faz uma festinha. Mas este ano, as “party nights” tornaram-se menos frequentes: vem aí o Vestibular.
Especulando-se um pouco sobre o vestibular, eu fiz uma pequena enquete com as duas turmas do terceirão, para mostrar qual o sonho de cada um: as profissões que eles querem seguir.


Medicina: 6
Engenharia: 5
Filosofia: 4
Teologia: 4
Direito: 2
Desenho: 1
Odontologia: 1
Psicologia: 1
Arquitetura: 1
Designer industrial: 1
Comércio exterior: 1



A pesquisa foi feita com 30 alunos do terceirão. E parece que, como na grande maioria das escolas, a medicina está na frente, ainda.




Eu falei com a Professora orientadora do turno da manhã do I.E.E. Nossa Senhora Imaculada, Sandra Borgmann Crestani, formada em Geografia, com especialização em Gestão, e há 4 anos na Orientação da escola:

PS: Qual o objetivo de formação do aluno do 3º ano do Ensino Médio? É mais voltado ao vestibular ou igual aos anos anteriores (1º e 2º)?

O objetivo de todo Ensino Médio é igual nos três anos, ou seja, fazer o aluno pensar, estabelecer relações, ser agente de seu próprio conhecimento, ser pesquisador. O que muda no terceiro ano é o maior interesse pelo aluno no que diz respeito  aos vestibulares, então a escola proporciona levar os alunos a conhecer as Universidades, os cursos e laboratórios. Quanto ao vestibular o que se verifica nos últimos tempos são que as questões estão cada vez mais reflexivas e isso é bom para o aluno que aprendeu a pensar e não só decorar e através de macetes. Fazemos um trabalho de conscientização  sobre importância do aluno do terceirão criar o hábito de estudar além das 4 horas na escola, mais extra classe e quem puder até fazer algum cursinho. O aluno deve organizar o seu tempo para sintetizar as informações.

PS: A Escola tem o trabalho anual da Ciência e Pesquisa. Terá alguma modificação para este ano? Qual o enfoque?

Este ano o  nome que se dará a este trabalho é Mostra do Conhecimento, o enfoque maior será a pesquisa  mesmo, ou seja como o nome já diz, mostrar o conhecimento pela pesquisa, pelo interesse do aluno, ele ser o protagonista do seu conhecimento. Será em grupos e mostrado em um dia a ser definido para toda comunidade escolar.

PS: O que se pode esperar de uma turma de Terceiro ano do Ensino Médio?

A cada ano temos turmas com características diferentes mas nosso trabalho enquanto direção é não perder o foco do objetivo citado acima, e cobramos de todos professores empenho para podermos alcançá-los  e esperamos que esse ano os alunos continuem interessados pelos estudos. Temos duas turmas ótimas.

PS: Comparando com seu tempo de Terceirão, alguma coisa mudou? Para melhor ou pior?

Em primeiro lugar  esse termo “ Terceirão” nem existia,  era o ano de 1983,  quase saindo da ditadura, não tínhamos muitas escolhas, era estudar ou estudar, ou seja, não se tinha acesso à cursinhos, informações que se tem hoje era tudo bem mais difícil e sabíamos aproveitar as oportunidades. Hoje, é claro que mudou para melhor, mas parece que não valorizam as oportunidades.

PS: Sabemos que nossa colega Raquel Crestani fez um intercâmbio nos EUA. A escola teve que se posicionar de alguma forma, visto que  o ano letivo começa em setembro nos EUA?

Não houve problema algum, seguimos a orientação do MEC,  o histórico do aluno consta o resultado do semestre, não importa se é 1º ou 2º. Caso contrário ninguém poderia fazer intercâmbio se isso fosse problema.

PS: Neste intercâmbio, a escola teve que ajudar em alguma coisa ou foi uma atitude restritamente pessoal?

Foi uma decisão da aluna e sua família, feito tudo particularmente, desde o processo burocrático aos custos da viagem.  Para a escola foi como se ela tivesse sido transferida e depois voltou. Aliás, a aluna teve ótimo desempenho nos conceitos no exterior que deixou os professores e direção muito lisonjeados, afinal , são os frutos da escola. Te sugiro uma entrevista com a aluna, para troca de experiências.

PS: Os passeios do Terceirão são todos com objetivo de formação. Há alguma possibilidade que se contrarie isso e se faça por exemplo, uma de lazer no fim do ano?

Realmente, todos nossos passeios são com objetivos de estudos mas sempre se alia o lazer junto, por exemplo, quando formos para POA conhecer a UFRGS vamos também fazer passeio de barco, ou  fazer um city tur, shopping.... Isto também é lazer.

PS: O Ensino Médio Politécnico alterou sua forma de ensino e até mesmo a avaliação. Isso atinge o 3º ano?

Esse ano não, pois o E.M. Politécnico foi implantado em 2012, logo vocês que estão no 3º ano não são atingidos com essa mudança.

PS: Um aluno que está em progressão e está no terceiro ano,  pode voltar ao segundo ano se não passar na progressão?

Isso nunca aconteceu, mas se este aluno está em progressão a função da escola é de recuperar as defasagens desse aluno. Ele deverá apresentar progressos nos estudos.

PS: Onde será a formatura deste ano?

Nos últimos anos sempre foi no Clube Aliança em função do espaço e da programação após a formatura. Esse ano será neste local, até o momento.

PS: Quando será o bingo da Escola?

Momentaneamente está suspenso até que os locais se  organizem com as regras de segurança. Lugares disponíveis existem, mas os gastos com alugueis são altos, e como nosso objetivo é angariar fundos  para a escola isto fica inviável.



Adm. Miguel Ângelo dos Santos Ramos
"Eu também fui encontrado por Jesus Cristo" (Fl 3,12)

Nenhum comentário: