terça-feira, 7 de maio de 2013

Traído pela mentira


Cuidar de um pomar de frutas exige muitos cuidados especiais. Além do trabalho dedicado, necessita-se comprar muitos produtos recomendados para que forneça boas frutas. São os cuidados na adubação, na limpeza das ervas daninhas, a invasão de formigas, abelhas e aves. Cada espécie de aves de aves e insetos procura tirar proveito de um pomar, conforme a sua natureza. Há muitos gastos para se produzir algo de qualidade.
         Por tudo isso, o proprietário passa por momentos de humilhação, quando vê sua obra desprezada por pessoas inescrupulosas, levando frutas ainda verdes e quebrando galhos das árvores em formação.
         Certa vez, o cônego Bento enco0ntrou um suspeito de haver levado muitas laranjas de seu pomar. Depois de revirar as frutas dentro de cesto, o larápio, desconfiado, interveio rapidamente:
         ­- Essas laranjas eu ganhei de um amigo meu. De seu pomar eu nunca comi nenhuma!
Depois de expor a situação difícil por que estava passando, para cuidar do pomar, o bentinho acabou filosofando em voz baixa, quase para si mesmo:
- Eu acho que vou arrancar todo o pomar, porque as laranjas que estou produzindo não prestam, são muito amargas.
- Ah! Eu não faria isso, seu padre! Elas são bem doces! – entregou-se o ladrão mentiroso.

(BARTH, Adalíbio – Histórias de Amor e Vida.
Erechim-RS, Gráfica e Editora São Cristóvão, 2011)

Nenhum comentário: