segunda-feira, 1 de julho de 2013

A Santa que Apareceu

         Nossa Senhora Aparecida, santa padroeira do Brasil, e da Arquidiocese de Passo Fundo (RS), à qual eu pertenço (desculpe minha ignorância se a sua diocese também tem como padroeira NS Aparecida), uma das patronas da JMJ Rio 2013... e foi encontrada quebrada, em um rio, por um bando de pescadores. Mas de onde veio a devoção à Nossa Senhora Aparecida?
         Em 1717, um grupo de pescadores, em vista da chegada do Conde de Assumar, Dom Pedra de Almeida, passava pelo Vale do Paraíba, mais precisamente, na cidade de Guaratinguetá – SP. A viagem era até Vila Rica.
         Como o povo se decidisse de fazer uma festa para o conde, os pescadores foram pescar, mesmo não sendo esta (segunda quinzena de outubro) a época de peixes.
         Domingos Garcia, João Alves e Filipe Pedroso estavam também incumbidos desta tarefa, e antes de jogarem-se ao rio Paraíba eles rezaram para a Virgem Maria. Mesmo com sua fé, não foi fácil encontrar peixe, o que acharam penas rio abaixo, no Porto de Itaguaçu.
         Assim que João Alves lançou sua rede, o que ele puxou foi a imagem de uma santa. Era nossa Senhora, mas sem cabeça. De imediato foi jogada a rede outra vez, e assim ele encontrou a cabeça da imagem, que foi envolvida por um lenço.

         Foi aí que a imagem de Nossa Senhora ficou pesada o suficiente para não poderem mais movê-la de lugar, então, investidas as redes, a quantidade de peixes que se achou foi tão grande, que os pescadores foram forçados a retornar à terra firme, para iniciarem a devoção a Nossa Senhora da Conceição Aparecida.

Nenhum comentário: