sábado, 27 de julho de 2013

PAZ...


João XXIII: um homem que lutou a vida toda pela paz.
         Salvou crianças da câmara de gás e ajudou ortodoxos a reconstruir uma igreja ortodoxa, destruída por um terremoto, mesmo que lhe custasse o anel episcopal.
         Doar-se. Eis o que é a paz. A doação permite que o ser humano se ponha no lugar do outro. Por isso João XXIII conseguiu descobrir a paz em sua vida.
         Quem também construiu a paz foi o grande beato Papa João Paulo II, um papa que ensinou o povo a como pôr-se no lugar do outro. O horror da II Guerra foi que lhe permitiu viver o sofrimento, e a Igreja permitiu-lhe oferecer este sofrimento à Maria Santíssima em amor puro à Igreja. Nos mostrou isso quando, em 1978, à sua eleição ao papado, escolheu por tema a seguinte afirmação: “todo seu”, referindo-se À Mãe Maria.
E agora vem o Papa Francisco, humilde de coração e em atitudes. Alguém que procura a simplicidade, a doação ao serviço... uma nova forma, ou melhor, uma bem sucedida forma de doação nos está sendo apresentada: amor sincero na simplicidade
         Acho justo citar a atitude do Bispo de Santo Ângelo, Dom Liro Meurer, ao escolher o seu lema episcopal, por ser a forma escrita, rápida e mais sincera da receita para a paz: “Servir com alegria”.

         Tome isso para si e serás um santo de calças jeans.

Nenhum comentário: